Você Nunca Mais Vai se Esquecer Desse Ideograma!

Kanji Hito Projeto Revista


Captura de Tela 2015-07-28 às 17.29.15

Imagine a cena comigo. Você está do lado de fora da sala de aula e vai apresentar um seminário com os seus colegas. Para passar o nervosismo você faz algo como conversar, mexer no celular. Mas, e se você fosse japonês, o que faria para passar o nervosismo?

Muitas crianças japonesas aprendem esse “truque” ou “brincadeira”, ou “superstição”. Eu aprendi na faculdade com uma amiga japonesa.

O tempo passou, acabei me esquecendo disso.

Mas hoje, pesquisando sobre mudras japoneses, me lembrei desse costume japonês. Me ensinaram para diminuir o nervosismo. Você desenha o kanji de “pessoa” na palma da mão 3 vezes e depois o “come”.
Procurando na net, vi que isso se chama “hito wo nomu” [人を呑む], literalmente “engolir a pessoa”. E que o sentido profundo disso seria “dominar a pessoa”.
Isso geralmente é ensinado para crianças. Mas, sabe o que me lembrou?
Me fez lembrar certos costumes primitivos de tribos que bebiam o sangue do inimigo ou até comiam o inimigo mesmo para absorverem sua força… rsrs


 

Se você quer aprofundar seu estudo da cultura e da mentalidade japonesa, recomendo o livro O Crisântemo e a Espada, da Ruth Benedict.

Se você quer aprofundar seu estudo de kanji, recomendo o livro Kanji: Imaginar para Aprender, de James Heisig.

Comments

comments

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*