Um Motivo Punk para Ouvir Música de Teatro Kabuki

Jello Biafra(57), fundador da banda punk norte-americana Dead Kennedys, afirmou que a música California Über Alles, clássico do gênero punk lançado em 1979, foi influenciada por música de teatro japonês kabuki.

A letra da música faz uma crítica a Jerry Brown, governador da Califórnia na época, retratando-o como um fascista, e faz referências ao hino nacional da Alemanha nazista, à peça de Shakespeare Julio César sobre as intrigas do poder, ao livro 1984 de George Orwell sobre um futuro distópico.

Em entrevista em 2002, Jello disse sobre suas influências:

“Ter crescido numa família que não ouvia nada além de música clássica também teve seus efeitos. California Über Alles, o primeiro single do Dead Kennedys, foi influenciado mais por kabuki japonês do que qualquer outra coisa.”

 

teatro japonês kabuki, com sua explosão de emoções como raiva, angústia, amor, revolta, tem uma música levada por shamisen (instrumento de 3 cordas semelhante a um banjo), percussão e voz. A música nesse gênero é usada como meio de expressão das emoções dos personagens e também dá o tom da ação.

O kabuki também influenciou a banda de rock Kiss através de suas pinturas faciais.

Fonte Imagem Principal