Rede de Livrarias Kinokuniya se Arma Contra a Amazon com o Novo Murakami

Haruki Murakami Livros Personagens Carneiro

 

Para combater a Amazon e outras livrarias online, a rede de livrarias japonesa Kinokuniya comprou 90% da tiragem de 100.000 exemplares do mais novo livro do celebrado escritor japonês Haruki Murakami (66), “Romancista como Profissão” (“Shokugyô Toshiteno Shôsetsuka”/Novelist as a Profession), lançado no dia 10/09/2015.

Com 64 lojas no Japão e 26 no exterior, a Kinokuniya é a maior rede de livrarias do país. 50.000 exemplares do livro estão sendo destinados a pequenas livrarias, que estão sofrendo com falta de clientes e dificuldade em adquirir os últimos lançamentos.

A iniciativa foi bem-recebida por donos de pequenas livrarias,  apesar do o acordo imposto pela Kinokuniya de que as cópias não vendidas não podem ser devolvidas. Um representante da rede declarou que “eles estão sérios quanto a vender todas as cópias”.

Esse é o mais novo livro do Haruki Murakami, uma seleção de ensaios sobre ser escritor, fruto de uma coluna que o escritor tem na revista literária Monkey.


Projeto Revista Língua e Cultura Japonesa Haruki Murakami Ilustração

Fonte da imagem

Anterior a esse livro, Murakami lançou uma coletânea de respostas a fãs chamada Murakami-san no Tokoro. O título pode ser traduzido como “Cantinho do sr Murakami” e é um apanhado de respostas que o autor deu a todo tipo de perguntas feitas por fãs através do seu site. Tem desde perguntas sobre se ele queria ser um gato, como lidar com uma esposa que vomita, o que ele acha de ser indicado para prêmio Nobel, entre outras.

Nenhum dos dois livros ainda tem previsão para ser traduzido.

Haruki Murakami Projeto Revista Camila Eleuterio Língua Cultura Japonesa

Fonte da imagem

Agora, o que será que o escritor de 66 anos achou do movimento da maior rede de livrarias do Japão?

Que o escritor japonês Haruki Murakami tem vários desconfortos a respeito do capitalismo, dá para perceber pelos seus livros. Por exemplo, em Dance Dance Dance, um dos seus personagens, um ator famoso, vai a restaurantes caros, tem um carro italiano, vive em um condomínio de luxo não porque queira, mas porque tem que manter sua fama, ficando preso num círculo vicioso de gastos que são impostos a ele e a contração de dívidas contra à sua vontade.

Foi nesse mesmo livro que ele escreveu:

“Capitalismo moderno. Goste ou não, é a sociedade em que vivemos. Até o padrão de certo/errado foi subdividido, ficou sofisticado. Dentro do bom, tem o bom que está na moda e o bom que não está na moda, e é a mesma coisa para o que é ruim. Dentro do bom que está na moda, tem o formal, o casual, o hipster, o alternativo, o pop, o esnobe. Como jogar um suéter Missoni sobre calças Trussardi e sapatos Pollini, você pode agora curtir estilos híbridos de moralidade. É assim que é o mundo – filosofia cada vez mais se parecendo com administração de negócios.

Embora eu não pensasse assim na época, as coisas eram muito mais simples em 1969. A única coisa que você precisava fazer para se expressar era jogar pedras na polícia. Mas, com a sofisticação de hoje, quem está em posição de jogar pedras? Quem vai enfrentar o gás lacrimogêneo? Ah, vamos lá, é assim que as coisas são. Tudo está arquitetado, amarrado na enorme rede do capital, e para além dessa rede existe outra rede. Ninguém vai a nenhum lugar. Você joga uma pedra até que ela volta para você.”

Enquanto esperamos esses livros serem lançados no Brasil, confira a lista dos livros de Haruki Murakami já publicados por aqui:

 

Fonte: NipponNews

Imagem: JapanTimes


 

💡
Clica “gostei” se você gostou. 👍Quando você clica “gostei”, comenta ou compartilha, você está participando. Quando você participa,  você simplesmente patrocina esse blog, você está dizendo para o Google que ele deve expandir de alguma forma essa mensagem para mais pessoas, então ele fica mais propenso a dividir esse tipo de mensagem com mais pessoas e faz com que esse projeto atinja mais pessoas e faz com que eu tenha mais motivação pra escrever esses posts pra você. Te encontro no próximo post! 🙏
kamira

Comments

comments

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*