Como Aprender Japonês Vendo Anime

Como Aprender Japonês Vendo Anime

Tradução do site Tofugu. Original aqui

No passado, eu fiquei conhecido por dizer que você não pode aprender japonês vendo anime… E isso continua sendo verdade. A quantidade de pessoas que assiste a milhares de horas de (reconhecidamente viciante) anime com a desculpa de que elas estão “aprendendo” japonês é surpreendente. Elas se sentam na frente dos seus computadores e assistem e assistem e assistem… com legendas.
Acredite em mim, nem uma palhinha de japonês está sendo aprendida com isso, talvez com exceção de um ocasional “kawaii” ou vocabulário como “_______-senpai” estão sendo aprendidas. Apenas pense nas horas que você passou “aprendendo japonês com anime” e pense em todas as coisas incríveis que você poderia ter feito durante esse tempo.

Minhas palavras “você não pode aprender japonês com anime” são para essas pessoas, mas admito que existem algumas maneiras de mudar os seus hábitos de modo que você aprenda alguma coisa (ou muita coisa!). Isso é o que é aprender uma língua, não é?
Quem se esforça e persevera por mais tempo é o vencedor, e o método não vai ditar se você vai ou não conseguir chegar até o fim. Pense no método como um meio de transporte. Alguns carros são lentos, alguns são velozes, mas se o carro veloz quebra no meio do caminho e o lento não, qual termina a corrida?
Então, pare o seu carro tosco e saia dele. Eu tenho um novo carro bacana para você. Não é o carro mais veloz do mundo, mas ele vai te levar lá se você investir o esforço e o trabalho duro necessários.
Como Aprender Japones Vendo Anime Sailor Moon

1º Passo: Abandone (e Recupere) as Legendas

 
Começando pelo começo. Você tem que abandonar as legendas… de certa forma. Se tiver português (ou qualquer língua na qual você seja proficiente) em algum lugar na tela então você está fazendo um desserviço a si mesmo. O cérebro humano vai pegar o caminho fácil se você deixar (tipo, 99,9% do tempo). Se a legenda está lá e não incomoda aceitá-la mais do que não aceitá-la, então o seu cérebro vai tomar o caminho mais fácil. As legendas que serão processadas e não o áudio em japonês.
Um monte de animes, seja os que estão no Netflix, Hulu, Crunchyroll ou *ahãm* em alguma outra fonte, terá a opção de remover as legendas. Com as primeiras fontes, esse recurso está em “video options”. Na “outra” fonte, essa opção está geralmente em “video” no VLC (se é esse player que você está usando para ver os vídeos). Se a opção não está lá, você deve ou encontrar outro anime para estudar ou estar pronto para cobrir parte do vídeo com outra janela na sua desktop.
Agora que você se livrou das legendas é hora de voltar com elas.
“O quê?” pergunta a pessoa que está lendo esse guia. “Mas eu pensei que você tivesse me dito para me livrar delas!”
Bem, cidadão de bem, dessa vez a gente vai usar legendas em japonês. Às vezes pode ser que tenha a opção para ativar legendas em japonês. Outras vezes, você vai ter que baixar elas. Tem vários sites por aí (procura no Google), mas esse é um deles. Uma maneira de usá-lo é olhar a lista e achar coisas que você gosta ou tem interesse em assistir. Isso vai te ajudar no futuro, porque estudar com anime na verdade tira a maior parte da diversão do anime (to te avisando). É trabalho duro, afinal de contas.
Você vai querer baixar as legendas e colocá-las no seu vídeo. Geralmente isso envolve só colocar o arquivo das legendas na mesma pasta onde está o vídeo. Outras vezes você pode carregar o arquivo das legendas pelo media player que você usa. Se você não está acostumado, talvez tenha que fazer algumas buscas procurando o que fazer para que funcione. Isso vai depender também do tipo de arquivo das legendas.
Como Aprender Japones Vendo Anime Death Note

2º Passo: Prepare o Terreno

Agora que as coisas ficam… sérias. Alguns tipos de legenda vão ter problema com isso. Outros vão funcionar ok. Usando um editor de textos (ou em alguns casos algum tipo de app que você usa para programar, como Sublime Text), abra o arquivo das legendas. Pode ser que você tenha que mudar o código do arquivo para japonês também. Mais uma coisa para você procurar.
Se você está no estágio intermediário-avançado da sua jornada de aprendizagem de japonês, você pode parar aqui. Se você está no estágio mais-como-um-iniciante, continue lendo essa seção.
Para você (iniciante), isso vai ser muito desafiador. Não vai te ajudar só olhar e ler as coisas porque provavelmente vai levar um eternidade e você pode usar o seu tempo de um modo muito mais eficaz (tipo aprendendo kanji, ou qualquer outra coisa mesmo). Se você está num nível intermediário, mas talvez um mais baixo, pode ser útil baixar as legendas em inglês do mesmo anime e episódio. Você pode abri-las como você abre as em japonês e então parar o vídeo para comparar as legendas em japonês com as em inglês. Não use isso como uma muleta, mas como algo para que você se certifique de que não está entendendo errado (e para te ajudar quando você não entender nada). Além das pessoas que estão no nível intermediário, isso pode ser útil para as pessoas que estão num nível avançado também. Apenas use esse truque cada vez menos e cada vez menos você vai precisar dele. Lembre-se, nossos cérebros sempre pegam o caminho mais fácil sempre que eles podem, então não confie nesse truque!
Como Aprender Japones Vendo Anime Mononoke Hime

3º Passo: Hackeie o Vocabulário

Olhe cada palavra e verifique se você sabe o significado dela. Se você está tendo dificuldades em descobrir o significado de alguma palavra, tente colocar a frase no Jisho, que vai te ajudar a quebrar a frase em pedaços úteis. Eu recomendo que você escreva todas as palavras que você não sabe ou que você as coloque numa planilha. Isso não é tanto pelo estudo, mas mais para que você monitore o quê e quanto você está aprendendo. Quanto mais você tratar o seu processo de aprendizagem como um projeto científico onde você monitora os dados, mais rápido você vai aprender a longo prazo. Além do mais, é legal voltar mais tarde e ver o que você sabe e o que você não sabe depois de estar fazendo isso por um tempo. Isso também te ajuda a não repetir palavras.
Depois que você tiver preenchido sua tabela com os vocábulos, coloque-os no seu aplicativo de flash cards preferido. Alguns desses apps (tipo Anki) te permitem importar o conteúdo via tabela (olha que útil!). Você vai querer usar seu próprio método de estudo de vocabulário aqui, porque existem muitos (e as pessoas gostam de fazer as coisas do jeito delas). O mais importante é que você aprenda todos esses itens antes de ir para o passo “assistir ao episódio”.
Continue selecionando vocábulos e memorizando-os até você terminar uma “cena” do anime. Isso vai depender do anime. Isso pode demorar muito para você fazer ou pode ser super rápido. Apenas saiba que quanto mais você fizer isso, mais rápido você vai fazer. Cada vez será melhor do que a última, mas as primeiras 10 ou 20 vezes serão muito, muito chatas. Espero que te avisando de antemão te ajude a superar essa fase.
Quando você souber todas as palavras de uma cena, é hora de dar uma olhada na cena em si.
Como Aprender Japones Vendo Anime Naruto

4º Passo: Você Consegue Ler?

Assegure-se de que você consegue ler tudo nas legendas em japonês. Leia em voz alta, porque isso é mais impactante do que só ler em silêncio. Você não precisa conseguir ler tudo na velocidade do anime (ainda), mas você precisa conseguir ler numa velocidade moderada. Quando você estiver conseguindo ler, é hora de começar o vídeo (finalmente!).

Como Aprender Japones Vendo Anime Shin-chan

5º Passo: Imitação

Agora nós vamos fazer algo chamado language shadowing” (imitação de linguagem). Isso tem a ver com ler o texto junto do interlocutor, nesse caso um personagem de anime, narrador, enfim. Isso é como quando cantamos uma música junto da música. Você aprende os tons e a entonação de uma música quando você faz isso, até você conseguir cantar a música no tom (seus amigos vão discordar). Imitar e ler enquanto alguém está falando tem muito a ver com isso e vai te ajudar a desenvolver suas habilidades de pronúncia. Dito isto, tome cuidado para não imitar gente que não soe como gente… Em animes, isso é mais predominante, então se você não souber o que está fazendo, você pode estar treinando para soar como um esquisitão (outra razão pela qual eu recomendo esse método apenas para quem está no nível intermediário ou avançado de aprendizagem).
Vários players de vídeo tem várias opções, mas o VLC tem o atalho “jump back X seconds”. Busque o VLC para o seu sistema operacional (Windows, OS X, etc) e use essa função para repetir determinada frase ou frases até você tiver aperfeiçoado a pronúncia e puder falar na mesma velocidade. Quando conseguir, vá para a próxima até você terminar toda a cena. Agora volte para o início da cena pra falar tudo junto como um nativo. Você sente que aprendeu alguma coisa? Mesmo que não, você vai aprender alguma coisa eventualmente.

Como Aprender Japones Vendo Anime

Como Aprender Japonês Vendo Anime: Se Aprimore com o Tempo

Os pontos positivos desse método de estudo são que ele te ensina um monte de vocabulário a longo prazo, te ajuda com pronúncia e pode ser divertido para você. Além disso, ele vai te colocar em contato com as palavras e a gramática mais usados, porque é o tipo de coisa que mais se vê na vida real. De um modo geral, com uma alta quantidade de estudo, isso faz você aprender coisas com uma das melhores estratégias possíveis. Os pontos negativos? É um desafio. Um desafio foda. Principalmente se você não está num nível avançado de aprendizado. Dito isto, eu recomendaria esse método para quem está no nível avançado e talvez alguns que estejam num nível intermediário-avançado. Depois de fazer isso por um tempo (meses, provavelmente), você vai começar a ver uma melhora. Vai parecer que você está batendo a sua cabeça contra a parede por um tempo e de repente *bam!* você melhora. Isso acontece porque melhorar numa linguagem é como subir um lance gigante de escada. Você não consegue enxergar aonde você está indo até alcançar o topo do degrau que você está subindo.
Eu espero que esse guia te ajude a transformar seu vício em anime em algo um pouco mais proveitoso. Se não, bem, pelo menos você está se divertindo, eu acho.
Já que estudar dessa maneira envolve bastante conhecimento de kanji, uma maneira de fazer esse tipo de estudo mais eficaz e eficiente seria aprender mais kanji. Claro, nós recomendamos o WaniKanipara isso, e não importa o que você vai acabar fazendo: quanto mais kanji você souber, mais fácil será.

💡
Clica “gostei” se você gostou. 👍Quando você clica “gostei”, comenta ou compartilha, você está participando. Quando você participa,  você simplesmente patrocina esse blog, você está dizendo para o Google que ele deve expandir de alguma forma essa mensagem para mais pessoas, então ele fica mais propenso a dividir esse tipo de mensagem com mais pessoas e faz com que esse projeto atinja mais pessoas e faz com que eu tenha mais motivação pra escrever esses posts pra você. Te encontro no próximo post! 🙏
kamira